7 EMPRESAS ACHAM INDÍCIOS DE PETRÓLEO NO BRASIL EM 2012

A maior parte das descobertas foram feitas no mar, nas bacias de Campos e Santos, onde se localizam as maiores reservas nacionais.

Rio de Janeiro – Sete petroleiras comunicaram à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a descoberta de indícios de hidrocarbonetos no Brasil neste início de 2012. Petrobras, Shell, Repsol, OGX , Galp, Anadarko e Sonangol disseram ter encontrado petróleo e/ou gás em 12 poços, localizados tanto em terra quanto em mar.

A maior parte das descobertas foram feitas no mar, nas bacias de Campos e Santos, onde se localizam as maiores reservas nacionais. Mas também foram constatadas evidências em terra, na bacia Potiguar (RN) e em Jandaia, Carmópolis e Fazenda São Jorge, todas pela Petrobras.

A maioria destas descobertas não foi oficialmente anunciada pelas empresas por se tratar apenas de indícios, uma fase inicial do processo que pode, eventualmente, chegar à declaração de comercialidade. Por este mesmo motivo as empresas se recusaram a comentar as descobertas. Mas as companhias são obrigadas a comunicar à agência reguladora estas informações.

Há poucos dias, tanto a Shell como a Petrobras e a OGX comunicaram oficialmente ao mercado a descoberta de poços com indícios de petróleo e/ou gás. A Shell informou evidências de óleo no bloco BM-S-54, na bacia de Santos, que fica a aproximadamente 200 Km da costa do Rio de Janeiro.

Em comunicado, a companhia afirmou que deve concluir as operações nas próximas semanas e irá avaliar os resultados para determinar o potencial das atividades futuras. A Shell é operadora da concessão, com 80 por cento de participação, e a francesa Total possui os 20 por cento restantes. A OGX, petrolífera do empresário Eike Batista, informou ter encontrado hidrocarbonetos no poço pioneiro OGX-63 em águas rasas da Bacia de Santos.

A empresa não especificou se tratava-se de gás ou óleo. O poço fica no bloco BM-S-57, em que a companhia tem 100 por cento de participação. Já a Petrobras anunciou oficialmente há três semanas a descoberta de óleo leve no campo de Golfinho, no poço chamado preliminarmente de Tabuatá. Mas além desta descoberta, a estatal informou à ANP que encontrou evidências de hidrocarbonetos em outros cinco poços em terra e mar no mês de janeiro.

A Anadarko Petroleum, companhia que está vendendo seus ativos no Brasil, encontrou evidências de petróleo em Itaúna, no bloco C-M-202, na bacia de Campos, segundo a ANP. A angolana Sonangol Starfish também anunciou a descoberta de petróleo no pré-sal da bacia de Campos, no bloco C-M-622, no litoral do Brasil, em um poço denominado Gaivota.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/energia/noticias/sete-empresas-encontram-indicios-de-petroleo-no-brasil-em-2012-2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: